top of page

BIOGRAFIA JORLAN VIEIRA

Uma história de superação

Conheci o jovem Jorlan Vieira quando ele tinha apenas 17 anos, vi ele competindo no Estreantes Rio e notei não só o potencial como principalmente a paixão pelo esporte. Jorlan ainda era praticamente um menino, mas já demonstrava sua personalidade forte desde o início, posando ao som de sucessos de Mariah Carey, executando poses precisas e bem coreografadas que já davam inveja a muito veterano do esporte.

 

Quando organizei o Musclemania Latino em 2002, Jorlan foi uma das estrelas da noite, mesmo sem ter ganho sua categoria, afinal havia atletas mais velhos que ele e com mais estrada, mas novamente havia algo naquele garoto que chamava a atenção, e só anos depois fui entender que era a presença sempre carismática do Jorlan que fazia que todos olhassem para seu físico e suas verdadeiras performances no placo, como se fosse um imã que atrai olhares.

O começo dele foi muito difícil, garoto de origem pobre, ingressou no esporte um pouco por acaso, um pouco pela força do destino. Seu pai não tinha dinheiro para sustentar o Jiu-Jitsu e a musculação e Jorlan logo teve que optar por um deles, sem saber que seria uma decisão que mudaria sua vida.

 

Franzino e pesando apenas 49 kg quando começou aos 14 anos, Jorlan treinou por 3 anos até subir num palco de competição pela primeira vez. Um período até curto, mas que serviu de base para o fenômeno que conhecemos hoje.

 

De início, Jorlan pouco conhecia do fisiculturismo, achava até engraçado aqueles caras enormes tendo que usar uma sunga, fazendo poses num palco. Mas aos poucos foi se interessando pelo esporte através de revistas e de seu treinador Marquinhos, dono da primeira academia em que treinou. Mesmo com instalações precárias, foi ali na dificuldade que nasceu uma futura estrela do bodybuilding brasileiro.

 

Por sinal, o fisiculturismo não difere muito de outros esportes como o futebol, pois normalmente é desta enorme dificuldade que surgem os talentos. Jorlan era um diamante a ser lapidado e para felicidade do esporte, ele teve a força necessária para superar cada adversidade que a vida lhe colocou pelo caminho.

 

No primeiro Mr. Rio que foi como espectador, Jorlan ficou impressionado com o que viu e mesmo ainda engatinhando na musculação, começou a treinar poses no seu quarto, como tantos outros garotos espalhados pelo mundo, que sonham em se tornar um fisiculturista.

 

Jorlan foi além, conheceu alguns atletas e começou a se dedicar com um afinco sem igual. Nada o faria parar, mesmo sem a compreensão de seus pais, que viam aquele esporte como algo estranho e “sem futuro”. Jorlan desfiou a todos pois se ninguém acreditava nele, bastava que ele próprio acreditasse. E deu certo.

 

Sua carreira nos palcos cariocas teve uma ascensão meteórica, e as vitórias que vieram nos anos seguintes (primeiro como campeão Juvenil em 2004 e depois na categoria sênior em 2006) mostraram que Jorlan estava no caminho certo.

 

Tanto é que uma gigante do ramo dos suplementos nutricionais dos Estados Unidos, se interessou por patrociná-lo. Jorlan mal imaginava que este contrato lhe traria mais do que simples retorno financeiro. Em 2010, o atleta profissional Dennis James, também patrocinado pela marca, veio ao Brasil para uma grande feira do ramo Fitness. Ao saber que Dennis viria, Jorlan tratou de estudar inglês por conta própria pois ainda não tinha condições de pagar um curso. Auto-didata, Jorlan aprendeu rápido, para pelo menos conseguir chegar perto de seu ídolo e conversar um pouco.

 

A estratégia não apenas funcionou, como eles trocaram bem mais do que algumas palavras. Jorlan foi uma espécie de cicerone do atleta Dennis James no Rio de Janeiro e dali surgiu uma grande amizade. Dennis ficou impressionado com o talento, carisma e a paixão de Jorlan pela musculação. Treinaram juntos no Rio e depois de um exaustivo treino de pernas, em que mal conseguiam andar depois, Dennis teve certeza que estava diante da maior revelação do fisiculturismo brasileiro dos últimos tempos. O convite para Jorlan integrar o “Team Menace” foi imediato e Jorlan, é claro, topou na hora.

 

As orientações de Dennis seguem até hoje, quase que diariamente, pela internet. Dennis “adotou” Jorlan como seu pupilo e vê hoje, 4 anos depois do início da parceria, que não estava errado em apostar nele.
 

“Já considero o Jorlan um profissional e é uma questão de tempo ele conseguir o “Pro-Card” que lhe vai assegurar o direito de competir com os melhores do mundo. Vejo ele com totais condições de disputar a categoria de 212 lbs. (cerca de 95kg) num futuro bem próximo e ele tem seguido todos meus conselhos e orientações, para chegar lá. Não há discussão de que o Jorlan vai representar o Team Menace e o Brasil, no mais alto nível do bodybuilding mundial.” – afirmou um confiante Dennis James sobre seu atleta.

 

E o nome de Dennis James tem aberto portas para o atleta brasileiro nos Estados Unidos, onde já possui admiradores e fãs. Jorlan, que venceu o “overall” do Mr. Rio em 2011 (80kg) e 2012 (85kg) tem crescido a cada ano em sua carreira, na mesma proporção de seus músculos.

 

Em 2013, Jorlan estreou nos palcos americanos, na competição mais importante no nível amador no mundo: o Arnold Classic em Columbus, Ohio. Um sólido segundo lugar entre 24 competidores, lhe deu credenciais para sonhar ainda mais alto. Por sinal, para muitos Jorlan poderia ter até mesmo vencido, mas nada na vida deste guerreiro veio fácil.  Aliás, sua jornada do Rio até Ohio é muito bem documentada no DVD “On The Way To the Top” da Jabaculê filmes. Outra inovação do Jorlan, foi justamente trazer para o Brasil este tipo de DVD, que mostra não apenas treinamento, mas sim o dia-a-dia, as vitórias e os dramas de um atleta. Recomendo totalmente “On The Way To The Top” para quem gosta de musculação e quer saber como é a vida de um bodybuilder.

 

Em 2014, nosso atleta chegou ao ápice da brilhante carreira de 13 anos, ao vencer em casa o Arnold Classic Brasil, no Rio de Janeiro. Campeão da categoria até 90kg, Jorlan ficou a apenas um ponto do overall, que lhe daria automaticamente o sonhado Pro-Card, mas não há o que reclamar. O ano tem sido fantástico para ele, pois seu nome tem sido falado até em rede nacional, como foi o caso da exibição, em horário nobre, do documentário “Mr. Rio – A batalha dos 80”, também da Jabaculê, no canal Globonews.

 

Jorlan é um dos protagonistas do documentário que mostra a luta diária  de quatro atletas cariocas pelo título de Mr. Rio, e acabou sendo catapultado a personagem principal, pois além de ter vencido o Mr. Rio, conquistou milhares de fãs com seu estilo e carisma. O documentário mostrou não apenas a realidade do fisiculturismo no País, mas também revelou ao grande público o que já conhecíamos de longa data: um Jorlan dedicado aos treinos, carismático e guerreiro, mesmo contra as piores adversidades que a vida lhe impôs.
 

Como se pode notar, nada parece parar a evolução incrível deste atleta, que além de brilhar nos palcos das competições, se destaca como um verdadeiro porta-voz do esporte.

 

Jorlan tem o dom da palavra e sabe se expressar como poucos diante de um microfone e uma câmera. Sempre franco e motivador, criou expressões que já viraram moda nas academias pelo Brasil. Algumas delas:

 

“Tenho que provar todo dia que eu sou melhor que eu.”

“Viva a sua vida, só se vive uma vez!”

“Um ano de trabalho para um minuto e meio no palco. Quem está disposto a isso?”

 

Entre tantas outras frases motivacionais, há ainda uma espécie de lema: “All day neguin!”, que retrata bem seu lado expansivo e criativo. Não é exagero dizer que com o fenômeno das redes sociais, o que Jorlan cria e coloca no Facebook ou Instagram, logo se espalha pelas academias do Brasil.

Para finalizar, já ouvi muitos comentários que comparam o "shape" dele com o de Flex Wheeler, e sua habilidade diante de uma plateia com Shawn Ray, dois ídolos do Jorlan que brilharam intensamente nos anos 90, nos EUA. Tive a felicidade de conhecer e até me tornar amigo deles, quando morei na Califórnia há 15 anos, mas a verdade é uma só, Jorlan é Jorlan, não existe outro igual.

 

E o que futuro reserva para este atleta? Quem viver verá! All day!

 

Carlos Albuquerque

Assessoria Jorlan Vieira

Ironsport & Jorlan Team

 

Principais competições

 

 2002: 

  • Mr. Rio categoria 75kg estreantes – 3º lugar

  • Mr. Rio Juvenil categoria Jr. - 2º lugar

  • Copa By Fitness Caxias categoria 75kg - 3º lugar

  • Muscle Mania Latino categoria Jr. - 3º lugar

 2003: 

  • Mr Rio Juvenil - CAMPEÃO

  • Brasileiro Juvenil até 70kg – 2º lugar

 2004: 

  • Mr. Rio Juvenil – CAMPEÃO

  • Brasileiro Juvenil até 70kg – Campeão

 2005: 

  • Mr. Rio Senior 70kg – 3º lugar

 2006: 

  • Mr. Rio Senior 70kg – CAMPEÃO

  • Brasileiro 70kg – 3º lugar

 2007: 

  •  Mr. Rio senior 70Kg – CAMPEÃO 

  • Brasileiro 70kg – CAMPEÃO

 2008: 

  • Mr. Rio senior 75kg – - 3º lugar

 2009: 

  • Mr. Rio senior 80kg – 3º lugar

  • Brasileiro senior 80kg – 3º lugar

  • Copa Niterói 80kg CAMPEÃO – melhor posador

  • Mr. Santos 80kg – 2º lugar

 2010: 

  • Copa Niterói 80kg CAMPEÃO – melhor posador

  • Mr. Santos 80kg – 2º lugar

 2011: 

  • Mr. Rio 80 kg CAMPEÃO e CAMPEÃO overall – Melhor posador

  • Brasileiro 80kg – 2º lugar

 2012: 

  • Mr. Rio 85kg – CAMPEÃO e CAMPEÃO overall

  • Brasileiro 85kg – CAMPEÃO

 2013: 

  • Arnold Classic Amador (EUA) 80kg 2º lugar

 2014: 

  • Arnold Classic Brasil 90kg CAMPEÃO

bottom of page